Guiando pessoas e empresas para a transformação dos negócios
Construir uma trajetória de prosperidade é o sonho de todo empresário ou executivo de carreira. Ninguém empreende um negócio de sucesso se não estiver imbuído pelo desejo de crescer continuamente.
Porém, todo crescimento requer transformações, não só de âmbito organizacional e de evolução de processos, como também de maturidade em governança e gestão. Quanto mais uma empresa cresce, maior é a necessidade de profissionalização, mesmo em ambientes de posturas disruptivas e inovadoras.
Imagine-se nesta jornada. Os desafios são muitos e a complexidade para superá-los aumenta à medida que você avança, afinal, surgem novas pessoas, novos processos, novos cenários e nem tudo à sua volta está sob controle.
Mas, se você puder contar com alguém que possa guiá-lo nessa empreitada – alguém que já esteve nessa trilha ao lado de pessoas como você e que, por isso, reúne a experiência necessária para apoiá-lo, novas rotas vêm à tona e soluções até então impensadas podem resolver gargalos paralisantes da caminhada.
É assim que a CH9 Consultores atua há 25 anos, somando mais de 300 empresas atendidas ao longo do tempo e batendo recorde de resultado nos últimos anos.
“Este é o nosso papel. Ser um ombro conselheiro, que caminha lado a lado com o empresário e seus executivos na trajetória de evolução dos negócios. Quando estamos vivenciando um problema, não sabemos por onde começar. Mas quando existe alguém que ajuda você a tomar a iniciativa e guiá-lo nesse processo de soluções, é possível chegar lá”, explica Carlos Henrique Piassa, sócio fundador da CH9.
Fundada em 1997, a CH9 Consultores chega aos 25 anos com maturidade ímpar para guiar pessoas e empresas rumo à transformação dos negócios. Esse é o lema da empresa, que atua sob 9 habilidades essenciais: compartilhamento, comunicação, organização, flexibilidade, engajamento, liderança, iniciativa, objetividade e aconselhamento.
Por isso, o número 9 está presente no nome da organização, que garante o melhor retorno sobre o investimento às empresas.
“As 9 habilidades sob as quais atuamos é a base da nossa identidade – são os valores que regem tudo o que fazemos e isso, dentro da CH9 se torna um método, algo muito peculiar da nossa forma de atuar no mercado”, conta Piassa.
Conheça os fatos mais importantes desta história de 25 anos:
Carlos Henrique Piassa funda a CH9, a partir da sua experiência como consultor em grandes projetos. O sonho de empreender e atender as empresas segundo o seu próprio método inspiraram o negócio, que nasce de maneira sólida e próspera.
A CH9 se consolida como uma marca de serviços de consultoria, passando a atender empresas sediadas no interior de São Paulo, com forte capacidade de expansão, mas também alcançando outros estados do país. Consolidar uma marca é atestar um modo único de entrega de valor para o mercado. A CH9 se importa com a credibilidade.
A CH9 elaborou o seu portfólio de serviços, pensando em tudo o que uma consultoria de qualidade pode fazer para guiar as empresas em seus processos de transformação. Um portfólio organizado em quatro grupos de soluções, que vão desde ações práticas a elaborações mais estratégicas para curto, médio ou longo prazo:
Dentro desse portfólio, destacam-se os produtos de maior penetração da CH9 nesses 25 anos, tais como projetos de melhoria contínua da estrutura organizacional; planejamentos e acompanhamentos estratégicos; projetos de implantação e evolução da governança corporativa; treinamentos em Gestão Estratégica de Líderes (GEL); projetos de implantação do plano de cargos e salários e avaliação de desempenho; projetos de personalização do atendimento de pós-vendas, entre outros.
A CH9 sempre acreditou que boas parcerias são essenciais para a entrega de soluções completas e inovadoras. Por isso, em 2001 criou o seu núcleo de parcerias com empresas de tecnologia, softwares e outras especialidades. Tudo para oferecer a solução mais completa para os negócios. Saber ofertar a solução que resolve o problema da empresa, segundo o seu perfil de investimento e necessidade, requer relacionamentos sólidos e duradouros. É assim que a CH9 estrutura seu núcleo de parcerias.
A CH9 optou por utilizar, nos projetos que conduz dentro das organizações, a metodologia BPM (sigla em inglês para Business Process Management), que engloba técnicas de gestão para controle e aprimoramento dos fluxos de processos. Um processo, se estudado adequadamente e administrado no detalhe, pode ser melhorado com o objetivo de reduzir custos e tempo de execução, gerando rentabilidade e melhores resultados. A CH9 se especializou nessa metodologia.
A CH9 é certificada pelo Project Management Institute (PMI), instituto de referência internacional responsável pela profissionalização de práticas de gerenciamento de projetos, proporcionando agilidade e padronização aos projetos que executa. Para obter a certificação, foi necessário comprovar as horas de trabalho dedicadas a projetos e realizar testes de conhecimento sobre melhores práticas – uma certificação muito importante para o dia a dia de uma consultoria que administra inúmeros projetos de diferentes empresas.
Em 2013, a CH9 organizou um evento sobre governança corporativa muito significativo para a macrorregião de Ribeirão Preto, reunindo fundadores de empresas familiares para uma roda de conversa sobre os desafios de governança e sucessão. O evento permitiu a troca de insights relevantes para a evolução dos negócios familiares, posicionando a CH9 como autoridade no assunto de governança em empresa familiar.
O treinamento GEL (Gestão Estratégica de Líderes) é um produto exclusivo da CH9. Durante a realização de projetos em diferentes empresas, a CH9 enxergou a necessidade de treinar a liderança dessas organizações sob um viés mais estratégico, proporcionando aprimoramento profissional àqueles que estão na linha de frente dos negócios engajando suas equipes em prol dos objetivos traçados.
O Conselho Regional de Administração (CRA) é o órgão responsável por fiscalizar e registrar os profissionais e empresas na área da Administração. O registro da CH9 no CRA confere credibilidade à consultoria exercida, comprovando que a empresa está comprometida em exercer suas atividades de acordo com o Código de Ética da Administração e boas práticas.
Diante da experiência da CH9 no setor cooperativismo, a empresa obteve credenciamento no SESCOOP, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, atestando a experiência da consultoria em cooperativas de todos os ramos. O SESCOOP contribui com a melhoria da gestão e dos resultados do setor cooperativismo no Brasil, com programas de formação profissional, promoção social e monitoramento.
A CH9 associou-se ao IBGC, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, organização responsável por gerar e disseminar conhecimento sobre as melhores práticas de governança corporativa e que contribui para o desenvolvimento sustentável das organizações.
A transformação digital tornou-se essencial a todas as empresas, não só em relação às novas mídias digitais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, como também em relação às tecnologias digitais usadas em benefício do negócio. Em 2019, a CH9 investiu em seus canais digitais, promovendo conteúdos relevantes para o universo corporativo e revelando a sua autoridade sobre o assunto. Conteúdos relevantes para as empresas e partilha de experiências. Esse é o propósito das redes sociais da CH9.
Uma história de sucesso é marcada por números. Em 2020, a CH9 atinge a marca de 300 empresas atendidas de diferentes portes e segmentos de negócio, reforçando o quanto o investimento em projetos sérios traz retornos sem medida para um negócio.
A pandemia trouxe revoluções aos negócios e desafios que exigiram uma atuação mais intensa de consultorias focadas em aconselhamento e resultado. As demandas de um novo tempo, com profundas transformações no modo de administrar os negócios, trouxeram um crescimento expressivo para a CH9, consolidando o maior resultado da empresa. Um crescimento sustentável que passa a ser cada mais expressivo no mercado.
Em 2022, a CH9 escreve a sua bússola de marca, com o fim de entender as bases que construíram a cultura da empresa, formalizando em um documento interno o seu tom de voz no mercado. De um lado, o planejamento estratégico guia as ações para um crescimento tangível; e do outro, a bússola da marca reflete as percepções sensíveis e intangíveis de uma identidade corporativa. A bússola da marca CH9 é extremamente importante para guiar o modo de comunicar a empresa para as pessoas e para o futuro.
Em resumo, esses marcos históricos mostram o quanto a CH9 é uma consultoria que aplica internamente aquilo que recomenda às empresas, com planejamento e acuidade.
O senso organizacional é o coração das empresas que desejam sedimentar o seu lugar no mundo. E a CH9 vive isso na prática.
Chegar aos 25 anos de história revela conquistas, mas também notas sobre o que se espera do futuro.
“Crescimento é o que queremos. Trabalho árduo é o que buscamos. Só assim, conseguimos transformar os negócios e gerar continuidade”, conclui Piassa.
Vida longa à CH9 e também às empresas que contam com a essa consultoria para crescerem!