Quais são as vantagens de contratar uma consultoria para implementação do planejamento estratégico
O planejamento do voo começa no solo. Aquele que semeia, conhece a terra como ninguém. Aquele que olha para cima, sabe o potencial de um voo. E o olhar de fora que pode unir intrinsicamente quem semeia a quem pode voar? Este olhar que une para guiar, para nós da CH9, é o consultor especializado em planejamento estratégico.
“Em um minuto a sua empresa pode mudar tudo para melhor. Ninguém e nenhuma empresa vai a lugar nenhum se não souber o caminho, as condições do tempo, os obstáculos pelo caminho, inclusive imaginar ou prever caminhos alternativos – atalhos para chegar ao objetivo com sucesso”, explica Carlos Henrique Piassa, sócio fundador da CH9.
Não importa se a sua empresa é grande ou pequena, se está em fase embrionária ou em funcionamento, ou se está habituada ou não a se orientar por um planejamento estratégico.
Fale com nossos especialistas em planejamento estratégico
A questão em voga aqui é saber se é vantajoso ou não contar com uma consultoria especializada em planejamento estratégico.
Por isso, entrevistamos os clientes e consultores da CH9 e levantamos as reais vantagens de se contratar uma mão de obra especializada em planejamento estratégico.
A consultoria possui um repertório de estudos e casos reais que, dificilmente, a gestão da empresa terá por estar voltada exclusivamente para o seu negócio. O repertório da CH9, por exemplo, soma mais de duas décadas de experiência em diferentes tamanhos e segmentos de empresa. Não importa o tamanho, a atividade, a complexidade ou maturidade de um negócio: a consultoria deve estar sempre preparada para dar o conselho certo rumo à resolução dos problemas, conflitos e decisões complexas.
Não existe movimento de transformação sem dor, especialmente, dentro de uma organização que é movida por uma entidade análoga ao corpo humano. A experiência epistemológica e prática do consultor, que muitas vezes, é chamado de “médico” ou “psicólogo” da organização, agrega muito a esse movimento. Tomar decisões difíceis é mais doloroso quando não se pode contar com alguém que apoia esse processo, oferecendo estofo técnico e mercadológico.
Empresas e gestores com visão clara sobre a identidade do negócio e o futuro têm mais condições de crescimento e perenidade. Nossa consultoria sabe como fazer os gestores, sócios e investidores desenharem o mapa estratégico rumo ao futuro da empresa, avaliando cenários e probabilidades. Não se trata de um mero exercício de futorologia, mas sim, de método, instrumental teórico e experiência.
O consultor de um planejamento estratégico é sobretudo um bom ouvidor e interlocutor. Ele escuta todas as pontas envolvidas sempre com o propósito de conciliar pontos de vista e ideias rumo aos objetivos e metas de crescimento.
Existem muitas ferramentas para diferentes resultados, especialmente, nesta era de negócios exponenciais. O consultor é a pessoa que deve entender essas ferramentas para usar aquela que, de fato, possa convergir em resultados para a empresa. Ele deve dominar as velhas e novas ferramentas. O entendimento da situação atual, por exemplo, tão necessário ao planejamento estratégico, pode fazer uso de ferramentas de última geração, como Canvas e Mapa Estratégico de Tendências; ou tradicionais, como SWOT e BSC.
A consultoria deve oferecer metodologia própria para monitorar e acompanhar as ações de um planejamento estratégico. A CH9, por exemplo, desenvolveu um dashboard que classifica as ações em “parada”, “iniciada” e “concluída”, possibilitando análises ágeis e tempestivas à alta gestão. As metas aspiracionais devem ser acompanhadas e calibradas através do orçamento de resultado anual.
Não existe organização sem método. O método serve para organizar; não para engessar. Uma consultoria experiente deve saber flexibilizar, segundo os objetivos e aspirações da empresa, mas também não pode perder de vista o método organizacional. A implementação de um planejamento estratégico sempre enfrentará percalços
Entenda como a CH9 está guiando o Sicoob Crediguaçu rumo à transformação, orientando a elaboração, implementação e monitoramento do planejamento estratégico.