Saindo da posição atual em busca de uma posição desejada
O principal motivo que leva uma empresa a elaborar e concretizar as ações de um planejamento estratégico é o desejo de chegar a uma nova posição – de sucesso, obviamente. Sair da posição atual em busca de uma posição desejada é o grande objetivo do planejamento estratégico.
Os modelos de negócios de sucesso são aqueles que conseguem antecipar o futuro e promover transformações mais do que necessárias à sobrevivência empresarial.
Os negócios de sucesso vão muito além da sobrevivência. Eles conseguem gerar números transparentes, prever cenários, estabelecer metas e planejar as ações que precisam ser executadas para alcançar seus objetivos.
Daí a importância de um planejamento estratégico, um instrumental da disciplina da administração estratégica empresarial, que possibilita com que a organização saia da posição atual rumo à posição desejada.
Mas não basta apenas planejar e saber o que precisa ser feito. É necessário executar e monitorar essas ações, com disciplina, técnica e qualidade.
Para Carlos Henrique Piassa, sócio fundador da CH9, “a falta de um norte estratégico é um dos maiores provocadores de queda de rentabilidade, baixa produtividade e até da insuficiência financeira de muitas empresas”. Neste vídeo, ele explica como a CH9 ajuda as empresas a enfrentarem esses obstáculos.
Não importa o tamanho ou a maturidade de gestão de um negócio. Qualquer negócio, esteja em ele em fase embrionária ou em funcionamento, pode contar com um planejamento estratégico.
A diferença estará em como aplicar o instrumental técnico da administração estratégica, segundo a maturidade de governança da empresa, para elaboração de um planejamento que funcione na prática.
Por isso, a CH9 está disponibilizando este eBook sobre planejamento estratégico. Um guia sobre os principais fatores de um planejamento estratégico na prática.
O objetivo é munir você e a sua empresa daquilo que não pode ficar de hora na hora de desenvolver ou contratar um projeto de planejamento estratégico.
O eBook da CH9 foi organizado com base na sua essência metodológica, aplicada há 25 anos em empresas de diferentes tamanhos e segmentos de negócio.
São cinco fatores determinantes que irão ditar o sucesso ou não de um planejamento estratégico:
1. Visão clara de futuro e identidade
2. Entendimento preciso da situação atual
3. Mobilização eficaz dos recursos
4. Desenvolvimento e acompanhamento dos planos de ação, metas e objetivos
5. Transformação e engajamento
Saiba mais sobre cada um desses fatores em nosso eBook de planejamento estratégico.