Como começar a jornada da governança inovadora
A governança inovadora já é uma realidade da cultura corporativa contemporânea. Em tempos de Indústria 4.0, startups unicórnios e tecnologias disruptivas, buscar transformações de impacto nos negócios é uma questão de sobrevivência. A inovação se tornou fundamental, não mais um diferencial.
Iniciar a jornada da governança inovadora exige um olhar para a cultura organizacional da empresa.
Empresas com uma cultura organizacional mais tradicional têm dificuldades para promover inovações significativas. Isso porque costumam ter relações de trabalho mais supervisionadas, controles mais acurados e processos mais burocráticos.
Em contrapartida, empresas com uma cultura organizacional inovadora investem em ambientes mais flexíveis e estimulam a colaboração, alargando o espaço para que a inovação aconteça.
Portanto, o primeiro desafio da governança inovadora é encontrar um caminho alternativo entre essas duas culturas, que possa beneficiar a organização, independentemente do seu estágio evolutivo de gestão. A esse caminho alternativo, chamamos de ambidestria organizacional.
A governança inovadora passa, então, pela adoção da ambidestria organizacional, uma cultura em crescimento no Brasil, cada vez mais estimulada nas empresas em evolução.
Para orientar as empresas nessa mudança de cultura rumo à governança inovadora, a CH9 lançou o eBook “Governança inovadora: estruturar para transformar” .
Um material que aborda conceitos e recomendações-chave para a implantação da governança inovadora pelas empresas.
Nesse eBook, você vai entender as frentes que precisam ser geridas durante todo o processo de transformação da empresa na adoção da governança inovadora:
A CH9 tem profundo conhecimento dessas frentes, atuando em prol da longevidade das empresas contemporâneas. “Nós orientamos a formação de um comitê de inovação e de toda a gestão da inovação necessária para que a jornada da governança inovadora garanta resultados perenes para os sócios, colaboradores, investidores e sociedade”, explica Carlos Henrique Piassa, sócio da CH9.
“Nossa metodologia é voltada para disseminar as práticas de governança sob dosagem no ambiente empresarial, para que a inovação aconteça hoje”, conclui Piassa.
Estruturar para transformar é a missão da CH9 com o lançamento desse material.
Para a CH9, o futuro empresarial é orientado por estruturas de governança efetivas, que possibilitem o nascimento de novas ideias de impacto hoje e amanhã.