Conheça os horizontes da inovação
Está mais do que assentado que neste universo de transformações exponenciais como o que enfrentamos atualmente, a inovação deixou de ser um diferencial. Ela se tornou fundamental.
Porém, a inovação não é algo que acontece da noite para o dia e que muito menos se constrói em ricas reuniões de brainstorm. É necessário ir a fundo em estratégias de gestão que, de fato, faça emergir negócios inovadores, sobretudo viáveis.
O framework estratégico dos horizontes da inovação, de autoria da Mckinsey, é um modelo que pode ser muito útil na hora de pensar na inovação mais viável para a situação atual da empresa.
Afinal, quais são os horizontes da inovação ou maneiras de inovar
O framework estratégico de autoria da Mckinsey propõe a classificação da inovação em três horizontes ou formas de inovar: H1, H2 e H3.
Considerando esses horizontes, a empresa pode elaborar os seus projetos de inovação para curto, médio e longo prazos, podendo balancear os incrementos pretendidos, para garantir a longevidade.
Cada horizonte da inovação tem particularidades e focos diferentes.
Vamos entender cada um deles:
H1: Foco em aprimorar o core business, ou seja, o que já funciona
Essa inovação visa ao incremento do core business atual, por meio da melhoria da eficiência operacional e otimização das entregas de valor, ou seja, está voltada ao aprimoramento daquilo que a empresa já faz bem. Atua para reforçar o negócio atual.
H2: Foco em explorar mercados adjacentes ao core business
Essa inovação visa à criação interna de novos negócios que ao longo do tempo podem se transformar em novas unidades de negócio. Trata-se de uma extensão para mercados adjacentes das competências atuais, com novos nichos de mercado e canais de distribuição, propondo uma mudança na principal fonte de receita da empresa. Atua para renovar o negócio atual.
H3: Foco em explorar a experimentação, para fazer nascer negócios absolutamente novos
Essa inovação visa à exploração de ideias e oportunidades nascentes, que podem engendrar um crescimento futuro. Tem potencial para mudar a natureza e o funcionamento dos negócios atuais e se caracterizam pela disrupção. Atua na criação de negócios inovadores.
Framework dos horizontes da inovação (Mckinsey):
Agora que você conhece os horizontes da inovação, com ciência das maneiras pelas quais a sua empresa pode inovar, recomendamos a leitura de um material que poderá guiá-lo em todo o processo de inovação da sua empresa: nosso eBook Governança Inovadora: estruturar para transformar. Nele, você vai entender as frentes que precisam ser geridas durante todo o processo de inovação da empresa.