Os pilares da sustentabilidade
Antes de compreendermos a governança corporativa orientada para ESG, vamos explorar os dois conceitos:
Governança corporativa
Nenhuma empresa funciona sem regras, certo? Independente do seu tamanho, ramo de atuação ou maturidade. Mesmo que essas regras não estejam explícitas e formalizadas em um manual, de certa forma, elas estão regendo o dia a dia da organização, mesmo que informalmente.
A governança corporativa reúne as regras do ambiente empresarial, proporcionando agilidade, transparência, autonomia e sentido às atividades necessárias ao negócio.
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), “governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
Uma empresa com boas práticas de governança corporativa tem mais credibilidade perante os sócios, colaboradores, investidores e sociedade em geral.
ESG
Sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Meio-ambiente, Social e Governança), essas três letras têm protagonizado as agendas de grandes companhias e investidores, e ganhado espaço relevante nas mídias, levantando a urgência e relevância das questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
O ESG é utilizado como indicador e métrica de ações e resultados, e tem papel primordial na mensuração do valor da empresa como um todo. Sua incorporação demonstra o compromisso da empresa com a sociedade.
Nenhuma empresa contemporânea deve ignorar a preocupação com o planeta e com a perenidade.
Governança corporativa orientada para ESG
Segundo o IBGC, as profundas mudanças pelas quais as empresas têm passado nos últimos anos, reforçam a necessidade da adoção de princípios e melhores práticas de governança corporativa.
Por isso, em 2020, o IBGC publicou a Agenda Positiva de Governança, delimitando 6 pilares que devem sustentar essas práticas dentro das empresas, selecionados a partir dos princípios básicos de governança corporativa (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa).
Os 6 pilares da Agenda Positiva de Governança reforçam o diálogo do IBGC com os conceitos de ESG, orientando as boas práticas de governança corporativa contemporâneas:
Ética e Integridade
Diversidade e Inclusão
Ambiental e Social
Inovação e Transformação
Transparência e Prestação de Contas
Conselhos do Futuro
Quer saber mais sobre esses pilares e se aprofundar em recomendações valiosas para o seu negócio? Leia nosso eBook Governança Inovadora: estruturar para transformar. A Ch9 ajuda você a tomar iniciativas e governar sua empresa de forma estruturada nos caminhos da inovação.